2023 chegou, o que significa que o planejamento anual e a definição de metas são as principais preocupações. Talvez você tenha finalizado os objetivos do seu negócio e esteja começando a se comunicar e agir de acordo com eles. Mais provavelmente, você está refinando metas ou se aprofundando em conversas sobre alinhamento e priorização.
Enquanto isso, sua equipe está se recuperando após as férias, em busca de orientação e motivação ao entrar no novo ano. Você deseja definir as metas certas como uma equipe, ver o progresso continuamente e focar sua equipe no impacto do impacto.
Vejamos as tendências mais recentes na definição de metas, ideias sobre o que fazer de diferente em 2023 e como as Metas do Microsoft Viva podem ajudar.
1. Clareza é a chave para um impacto mais forte e funcionários mais satisfeitos
Mais do que nunca, os funcionários querem clareza em relação aos objetivos — e isso é bom para os negócios. A Microsoft contratou a Forrester Consulting para conduzir uma pesquisa com líderes e funcionários para perguntar sobre o estabelecimento de metas em suas organizações. Os resultados mostram que líderes e funcionários concordam que metas claramente estruturadas levam à motivação, com 47% dos líderes observando que a definição de metas mal estruturadas reduz a motivação dos indivíduos.
Os funcionários entrevistados dizem que a clareza de metas lhes dá um maior senso de propósito (50%) e os motiva a fazer o trabalho diário (50%). Sessenta por cento dos líderes acreditam que metas claras e transparentes motivam os funcionários com um maior senso de propósito. Isso, por sua vez, ajuda na retenção de funcionários.
Isso está alinhado com os dados mais recentes do Work Trend Index da Microsoft, que descobriram que a maioria dos funcionários (87%) relata que são produtivos no trabalho, mas 85% dos líderes não têm tanta certeza. A peça que falta aqui é o alinhamento sobre o que as equipes estão trabalhando e clareza sobre o progresso.
2. O estabelecimento de metas não é um exercício único
Os processos de definição de metas e gerenciamento geralmente falham porque permanecem no nível de liderança em uma mistura desorganizada e ad hoc de ferramentas - pense em alguma combinação de planilhas do Excel, apresentações de PowerPoint, documentos do Word e notas de reunião às quais nem todos têm acesso - e não são “traduzidos” para o resto da organização de uma forma que conecta as principais prioridades do negócio às iniciativas da equipe. Isso cria silos entre equipes multifuncionais e uma desconexão entre o que interessa à liderança e o que os funcionários realmente fazem diariamente.
Os líderes sabem que essa desconexão é real. De acordo com os resultados da pesquisa para o relatório State of Goal-Setting de 2023, os líderes citam que seu principal desafio com o processo de definição de metas e gerenciamento é envolver os funcionários, enquanto as duas principais coisas que os funcionários mudariam em seu atual processo de definição de metas são obtendo atualizações mais consistentes e vendo uma conexão mais forte entre as metas e os resultados da empresa.
O Microsoft Viva Goals está tornando a conexão entre metas e trabalho diário mais fácil do que nunca. A Microsoft esta aprimorando a integração do Viva Goals no Microsoft Teams para trazer paridade entre o aplicativo da web Viva Goals e o aplicativo Teams, para que líderes e funcionários possam receber notificações sobre objetivos e atividades de resultados principais (OKR – Objetivos e Resultados Chaves) e fixar OKRs de vários departamentos. Além disso, para trazer a definição de metas para o fluxo das conversas diárias, os usuários podem criar, editar e fazer check-ins para OKRs diretamente no chat do Teams.
3. A estrutura OKR (Objetivos e Resultados Chaves) é a número um em impacto
A pesquisa para o estudo State of Goal-Setting de 2023 descobriu que a estrutura OKR é a estrutura mais usada pelos líderes, oferecendo uma metodologia consistente para definir metas às quais toda a organização pode se adequar e que motiva as equipes, incluindo resultados mensuráveis para responsabilidade e incentivando uma mentalidade de crescimento.
De acordo com o relatório Forrester State of Goal-Setting de 2023, 73% dos líderes que usam OKRs dizem que metas e resultados claros aliviam alguma pressão sobre eles para atingir as metas da equipe e da organização, porque ajuda os subordinados diretos a se concentrarem no trabalho que mais importa, contra apenas 55% por cento dos líderes que usam outras metodologias.
O Viva Goals agora possui um novo recurso Analytics que ajuda a informar e acelerar as implantações de OKR. Esse recurso permite que os administradores da organização visualizem as métricas de adoção de OKR em toda a organização, incluindo o total de usuários, equipes e OKRs, usuários ativos, check-ins e muito mais, para que possam entender como o envolvimento com as metas está progredindo.
4. Os funcionários estão refletindo sobre como crescer fora de suas zonas de conforto
De acordo com os resultados da pesquisa do próximo relatório State of Goal-Setting de 2023, uma das principais perguntas na mente dos funcionários ao entrarem em 2023, selecionada por 44% dos entrevistados, é “Quais são as habilidades que tenho e as habilidades preciso agora? Em uma era em que as empresas estão sendo solicitadas a fazer mais com menos, o aprendizado e o crescimento também são um grande multiplicador no nível de negócios, ajudando os funcionários a crescer para que seus negócios possam acelerar.
É importante que os funcionários entendam o motivo por trás dessas metas - como o aprendizado e o desenvolvimento serão importantes para eles como profissionais e para a equipe coletiva. O Microsoft Viva Learning está tornando isso mais fácil com novos caminhos de aprendizado e coleções de aprendizado.