As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2024, apresentadas pela Gartner, oferecem uma via expressa para impulsionar suas metas de negócios em meio à acelerada evolução da inteligência artificial. Ao explorar cuidadosamente inovações selecionadas, você pode fortalecer e proteger sua organização digital, gerando valor de maneira proativa.
Este é o momento de incorporar deliberadamente algumas dessas novas tecnologias. Ao avaliar conscientemente os impactos e benefícios específicos de cada uma dessas inovações, você estará mais bem equipado para determinar qual combinação estratégica terá o impacto mais significativo no sucesso global de sua organização.
1. Gestão da Confiança, Risco e Segurança de IA (AI TRiSM - Trust, Risk, and Security Management)
Dá suporte à governança do modelo de IA, confiabilidade, imparcialidade, segurança, robustez, transparência e proteção de dados.
Até 2026, as empresas que aplicam controles TRiSM aos aplicativos de IA aumentarão a precisão de sua tomada de decisões, eliminando 80% de informações falhas e ilegítimas.
2. Gestão contínua de exposição a ameaças (CTEM)
Uma abordagem pragmática e sistêmica para ajustar continuamente as prioridades de otimização da segurança cibernética.
Até 2026, as organizações que priorizarem os seus investimentos em segurança com base em um programa CTEM perceberão uma redução de dois terços nas violações.
3. Tecnologia sustentável
Um modelo de soluções digitais usado para habilitar os resultados ambientais, sociais e de governança (ESG) que dão suporte ao equilíbrio ecológico de longo prazo e aos direitos humanos.
Até 2027, 25% dos diretores de tecnologia da informação terão remuneração vinculada ao seu impacto tecnológico sustentável.
4. Engenharia de plataforma
A disciplina de construção e operação de plataformas internas de autoatendimento – cada plataforma é uma camada, criada e mantida por uma equipe de produto dedicada, projetada para dar suporte às necessidades de seus usuários por meio da interface com ferramentas e processos.
Até 2026, 80% das organizações de engenharia de software estabelecerão equipes de plataforma como provedores internos de serviços reutilizáveis, componentes e ferramentas para a distribuição de aplicativos.
5. Desenvolvimento aumentado com IA
O uso de tecnologias de IA, como inteligência artificial generativa e aprendizado de máquina, ajudam os engenheiros de software a criar, testar e entregar aplicativos.
Até 2028, 75% dos engenheiros de software empresarial usarão assistentes de codificação de IA, um aumento de menos de 10% no início de 2023.
6. Plataformas do setor na nuvem
As plataformas do setor na nuvem são propostas de nuvem personalizadas específicas para o seu setor e podem ser adaptadas para as necessidades individuais da sua organização.
Combinando serviços de software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) em uma oferta de produto completa com recursos combináveis.
Em 2027, mais de 50% das empresas usarão plataformas do setor na nuvem para acelerar suas iniciativas de negócios, um aumento de menos de 15% em 2023.
7. Aplicativos inteligentes
Aplicativos para consumidores ou empresas que são ampliados com IA e vários dados conectados de transações e fontes externas.
Até 2026, 30% dos novos aplicativos usarão IA para impulsionar interfaces de usuários adaptativas personalizadas, um aumento de menos de 5% hoje.
8. IA generativa democratizada
A capacidade de criar novos conteúdos, imagens, falas, textos e outros, e sua ampla disponibilidade democratizarão o acesso à informação e habilidades, tornando-a uma das tendências mais revolucionárias desta década.
Até 2026, mais de 80% das empresas terão usado interfaces de programação de aplicativo de IA generativa, modelos e/ou aplicativos habilitados para IA generativa implementados em ambientes de produção, um aumento de menos de 5% hoje.
9. Força de trabalho conectada aumentada
Uma estratégia para otimizar o valor entregue pela equipe humana, estabelecendo um tecido conectivo que otimiza o uso de tecnologia inteligente, análise da força de trabalho e aumento de habilidades para acelerar e escalar o desenvolvimento de talento.
Em 2027, 25% dos diretores de tecnologia da informação usarão as iniciativas da força de trabalho conectada aumentada para reduzir o tempo até a competência de 50% para cargos essenciais.
10. Clientes-máquina
Atores econômicos não humanos que compram bens e serviços em troca de pagamento; máquinas conectadas cada vez mais inteligentes.
Até 2028, os clientes-máquina tornarão obsoletas 20% das lojas digitais legíveis por humanos.
Cada uma das tendências está vinculada a temas fundamentais para os negócios, abrangendo a proteção e preservação de investimentos passados e futuros, o desenvolvimento de soluções adequadas para as partes interessadas no momento oportuno e a criação de valor para um ambiente em constante evolução, tanto para clientes internos quanto externos.
Baixe o ebook: As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas da Gartner para 2024