Por Alym Rayani, Gerente Geral de Conformidade e Privacidade - Microsoft
A mudança em todo o mundo para um local de trabalho híbrido nos levou a adotar uma conectividade onipresente. Essas novas conexões nos tornaram mais colaborativos; rotineiramente editando e compartilhando documentos em tempo real de onde quer que estejamos trabalhando.
As mensagens instantâneas passaram de uma ferramenta de conveniência para uma pedra angular da comunicação. Pessoas em funções comerciais, operacionais ou técnicas se acostumaram a encontrar soluções diferentes para atender suas necessidades dinâmicas.
Mas a conectividade constante traz riscos crescentes e inerentes. Nos últimos dois anos, as organizações viram um aumento maciço em sua pegada digital, levando à fragmentação e crescimento de dados para uma infinidade de aplicativos, dispositivos e locais. A “Grande Reformulação” deixou pontos cegos dentro de ativos de dados cada vez maiores.
Os chamados “Dark Data”, que as organizações pagam para armazenar, mas acabam subutilizados na tomada de decisões, agora está crescendo a uma taxa de 62% ao ano*. Até o “escritório virtual” criou o risco de novos meios de colaboração abrirem portas para ameaças, vazamentos de dados críticos e outras infrações à política de local de trabalho. É um mundo digital grande demais para qualquer organização tentar gerenciar.
As linhas entre os papéis de risco são cada vez mais tênues
Conforme o local de trabalho hiperconectado, multiplataforma e baseado em big data de hoje trazem novas vulnerabilidades, a responsabilidade de protegê-lo aumenta a cada dia. Por exemplo, uma organização com um Chief Data Officer (CDO), Chief Risk Officer (CRO) e Chief Security/Information Officer (CISO/CIO) pode optar entre duplicar, competir ou colaborar. As condições que estão conduzindo a necessidade de gerenciamento integrado de riscos incluem:
• A pandemia: O trabalho descentralizado contínuo reforçou a necessidade de uma gestão estratégica, operacional e de continuidade de negócios. Tudo isso requer compartilhamento e coordenação de dados multifuncionais.
• Ataques a Estados-nação: O aumento da sofisticação e frequência de ataques a Estados-nação está impulsionando a colaboração entre as funções de conformidade, dados e segurança.
• Trabalho remoto: Os espaços virtuais de comunicação exigem coordenação entre as áreas de conformidade, TI e RH.
• Regulamentos em evolução: Novos requisitos, exigem coordenação entre todos os líderes de gerenciamento de riscos.
• Compartilhamento de dados: Requisitos de acesso contínuo aos dados operacionais em todas as funções
• Governança e conformidade: A sobreposição entre governança de informações, gerenciamento de registros e coleta de dados está impulsionando a necessidade de uma solução abrangente para o gerenciamento do risco de dados.
O mercado respondeu com dezenas de produtos que forçam a segurança, a governança de dados, a conformidade e as equipes legais a criarem uma verdadeira colcha de retalhos de soluções.
Essa abordagem não apenas sobrecarrega seus recursos, mas também é ineficaz. Os resultados da segurança são piores. As auditorias falham. Os casos legais são perdidos. As reputações das marcas são prejudicadas.
Apresentando o Microsoft Purview
O novo Microsoft Purview:
• Ajuda você a ganhar visibilidade sobre ativos em toda a sua propriedade de dados.
• Permite fácil acesso a todas as suas soluções de dados, segurança e risco.
• Ajuda a proteger e gerenciar dados confidenciais em nuvens, aplicativos e pontos de extremidade.
• Gerencia riscos em torno dos dados de ponta a ponta e a conformidade regulatória.
• Capacita sua organização a governar, proteger e gerenciar dados de maneiras novas e abrangentes.
O Microsoft Purview reúne a governança de dados das soluções Microsoft Data & IA, com os recursos de conformidade e gerenciamento de riscos da Microsoft Security. O Microsoft Purview também é complementado pelos recursos de Gerenciamento de Identidade e Acesso, Proteção contra Ameaças, Segurança da Nuvem, Gerenciamento de Pontos de Extremidades e Gerenciamento de Privacidade — criando uma abordagem verdadeiramente abrangente para a segurança.