Mais de 40% de todos os e-mails enviados são spam ou potencialmente prejudiciais, como phishing ou malware. Portanto, para manter nossas caixas de entrada limpas e nossos sistemas livres de vírus, precisamos filtrar os e-mails recebidos. E isso precisa ser feito antes que o e-mail malicioso chegue aos nossos usuários finais.
O EOP é o serviço de filtragem de e-mail baseado em nuvem do Microsoft 365. O EOP está incluído em todos os planos do Microsoft 365 / Office 365 que acompanham o Exchange Online — e a boa notícia é que ele está habilitado por padrão.
Como funciona o EOP - Proteção do Exchange Online?
Quando uma mensagem de entrada entra no EOP, ela passa inicialmente pela filtragem de conexão, que verifica a reputação do remetente. A maioria dos SPAMS é interrompido neste momento e rejeitada pelo EOP.
2. Em seguida, a mensagem é inspecionada quanto a malware. Se o malware for encontrado na mensagem ou nos anexos, a mensagem será entregue à quarentena. Por padrão, somente os administradores podem exibir e interagir com mensagens em quarentena de malware. No entanto, os administradores podem criar e usar políticas de quarentena para especificar o que os usuários têm permissão para fazer mensagens em quarentena.
3. A mensagem continua por meio da filtragem de política, em que é avaliada em relação a quaisquer regras de fluxo de e-mail (também conhecidas como regras de transporte) que você criou. Por exemplo, uma regra pode enviar uma notificação para um gerente quando uma mensagem chega de um remetente específico.
4. A mensagem passa pela filtragem de conteúdo (Anti-Spam e Anti-Falsificação) em que mensagens prejudiciais são identificadas como spam, spam de alta confiança, phishing, phishing de alta confiança ou em massa (políticas antispam) ou falsificação (configurações de falsificação em políticas Anti-Phishing). Você pode configurar a ação a ser tomada na mensagem com base no veredicto de filtragem (quarentena, mover para a pasta Lixo Email eletrônico, etc.).
Mais segurança com Defender for Office 365
O Defender for Office 365 pode realmente ajudar a levar sua proteção de e-mail para o próximo nível. Mas não esta presente em todos os planos do Office/Microsoft 365, ao contrário do EOP, requer licenças adicionais (stand alone) ou Planos como: Microsoft Business Premium (Plano 1 – Defender), Microsoft 365 Enterprise E5 (Plano 1 e 2 Defender) e Office 365 E5 (Defender - Plano 1 e 2).
Hierarquia de segurança do Office 365 do EOP até o Microsoft Defender para Office 365.