por Ray Wyman Jr – SonicWall
À medida que o 'Ano do Ransomware' avança, a SonicWall observa o 3º trimestre com outro aumento recorde de ataques sem precedentes.
Em julho de 2021, a SonicWall lançou a atualização do Relatório de Ameaças Cibernéticas SonicWall de 2021 com notícias alarmantes sobre o aumento acentuado de ransomware e outros ataques maliciosos.
Este ano já estava provando ser o ano mais ativo em ataques cibernéticos já registrado. 188,9 milhões de ataques de ransomware inovadores no segundo trimestre de 2021, os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs descobriram que os ataques de ransomware quebraram outro recorde de 190,4 milhões no terceiro trimestre. O total de 495,1 milhões de ataques de ransomware representa um aumento de 148% no acumulado do ano em relação a 2020, tornando 2021 o ano mais caro e perigoso já registrado.
Uma tendência ascendente quase inimaginável
Os 190,4 milhões de ataques de ransomware no terceiro trimestre são os mais altos já registrados pela SonicWall. Além disso, a estatística quase supera o total de 195,7 milhões de ataques de ransomware registrados durante os primeiros três trimestres de 2020.
“A nosso ver, o ransomware está em uma tendência ascendente quase inimaginável, o que representa um grande risco para empresas, provedores de serviços, governos e cidadãos comuns”, disse o presidente e CEO da SonicWall, Bill Conner, no comunicado oficial.
Ataques cibernéticos: Uma grave crise global
O grande volume de ataques, palavras ilícitas como "crise global", "implacável" e "uma ameaça significativa à segurança nacional". No entanto, muitas pessoas parecem estar determinadas a restaurar o senso de normalidade enquanto esta grave crise global se agrava.
“Os cibercriminosos nunca desistiram, impulsionando as campanhas de ransomware para números recordes nos primeiros três trimestres de 2021”, disse Conner. “Essas organizações criminosas continuarão a lançar ataques cibernéticos altamente sofisticados, projetados para visar organizações e negócios com controles de segurança fracos ou frouxos.”
Um resumo das descobertas do SonicWall Q3 2021:
- Aumento de 148% em ataques globais de ransomware em 2021, o pior ano que o SonicWall já registrou
- 714 milhões de ataques de ransomware previstos até o final de 2021
- 1.748 tentativas de ransomware por cliente durante o terceiro trimestre
- Aumento de 33% no malware IoT globalmente; aumentos na América do Norte e Europa
- Aumento de 21% no criptojacking com um crescimento massivo de 461% em toda a Europa
Outra preocupação crescente: aumentos nas variantes exclusivas de malware
Entre as estatísticas, há outro motivo de preocupação: o SonicWall Real-Time Deep Memory Inspection TM descobriu 307.516 variantes de malware nunca antes vistas durante os três primeiros trimestres de 2021 - um aumento de 73% no acumulado do ano. Isso representa uma média de 1.126 novas variantes de malware descobertas a cada dia em 2021.
O aumento das variantes aponta para o amadurecimento da capacidade dos cibercriminosos de diversificar rapidamente as táticas que usam para atacar organizações, suas redes e seus usuários. Juntamente com uma enxurrada constante de ataques cibernéticos, empresas e indivíduos terão cada vez mais dificuldade para se proteger com tecnologias de segurança cibernética antigas ou expiradas.
A tecnologia RTDMI ™ patenteada faz parte do serviço sandbox Capture Advanced Threat Protection (ATP) baseado em nuvem. Entre várias inovações patenteadas, o RTDMI aproveita a inspeção de memória e o rastreamento de instruções da CPU com recursos de aprendizado de máquina. Como resultado, o sistema reconhece e atenua com eficiência os ataques cibernéticos, incluindo ameaças que inicialmente não mostram comportamento malicioso.
O período de carência terminou.
Ao todo, a SonicWall registrou 1.748 tentativas de ransomware por cliente no terceiro trimestre. De outra perspectiva, isso equivale a 9,7 tentativas de ransomware por cliente por dia útil. Com a crescente capacidade de diversificar seus meios de ataque, os criminosos têm um negócio crescente em suas mãos.
“Os danos do mundo real causados por esses ataques estão além de anedóticos neste momento. É um sério problema nacional e global que já afetou empresas e governos em todo o mundo”, disse Conner.
Com a previsão de 714 milhões de ataques de ransomware até o final do ano, o período de carência para empresas e indivíduos aumentarem suas proteções e mudarem seu comportamento chegou ao fim.
“As técnicas implantadas de ransomware evoluíram muito além dos ataques esmagadores de apenas alguns anos atrás”, disse o vice-presidente de arquitetura de plataforma da SonicWall, Dmitriy Ayrapetov. “Os cibercriminosos de hoje demonstram reconhecimento, planejamento e execução deliberados para implantar cirurgicamente conjuntos de ferramentas visando infraestrutura corporativa e governamental. Isso resulta em vítimas maiores e leva a resgates maiores.”
Não seja pego de surpresa,CLIQUE AQUI e SAIBA MAIS sobre a nova linha de firewall Gen7 SonicWall e entre em com a Picture para dimensionar a sua solução e saber mais sobre os nossos serviços.