Pequenas e médias empresas (PMEs) são a base de toda e qualquer comunidade. Com um número estimado de 400 milhões de PMEs operando globalmente, elas representam 99% de todas as empresas ao redor do mundo. Esses negócios são a principal fonte de criação de empregos, compondo entre 60% a 85% do mercado de trabalho, e segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho, eles podem contribuir em até 70% do PIB global.
Com esse tipo de escala e impacto, as PMEs precisam da capacidade de inovar para serem bem-sucedidas e prosperarem em uma economia digitalmente habilitada.
Durante a pandemia, vimos que as empresas capazes de acelerar a sua transformação digital se saíram melhor do que as que não o fizeram. Muitas relataram um crescimento devido ao foco na inovação tecnológica.
Devido ao fato de vivermos em um momento sem precedentes, a Microsoft teve a curiosidade de entender como as PMEs encaram a atual situação do mundo dos negócios, quais são seus objetivos e prioridades e de avaliar se a tecnologia é vista como uma ferramenta de promoção de um negócio bem-sucedido no futuro.
A Analysys Mason foi a encarregada de realizar uma pesquisa que contou com a participação de mais de 3.000 PMEs de 10 diferentes setores ao redor do mundo, representando a visão das PMEs mundialmente.
Conheça as conclusões da Microsoft com o estudo Microsoft SMB Voice and Attitudes to Technology Study 2022, principais achado:
A adoção da tecnologia digital contribui para um crescimento mais rápido
O estudo confirma que quase 70% das empresas consideram o crescimento como sua principal motivação, e negócios pioneiros na adoção da tecnologia tiveram um crescimento mais rápido e maior.
As empresas que foram identificadas como uma das primeiras em adotar novas tecnologias possuem o dobro de chances de ter atingido os seus objetivos comerciais e um crescimento maior de capital no último ano, além de também terem quatro vezes mais probabilidade de estarem confiantes com o futuro do negócio.
Hoje, as empresas estão focadas em manter o atual ritmo de crescimento, mesmo em um cenário de incertezas políticas, alta da inflação e dos custos com energia. Para 51% das empresas, os impactos contínuos da Covid-19 nos negócios continuam sendo uma preocupação.
Segurança e confiabilidade como base
Mais de dois terços das PMEs planejam aumentar seus orçamentos de TI no próximo ano, priorizando investimentos das seguintes formas:
80% das empresas esperam ter uma força de trabalho híbrida durante, pelo menos, os próximos dois anos e demandam por uma tecnologia que apoie seus objetivos comerciais de forma confiável e segura.
Parceiros aceleram o crescimento de PMEs e fortalecem a estratégia de negócios.
Enquanto a maioria das PMEs reconhece a importância da tecnologia para atingir as metas comerciais, apenas 16% a consideram essencial. Entretanto, muitas delas precisam de parceiros para mapear a tecnologia certa para sua estratégia de negócios.
Quase a metade das PMEs escolhe parceiros para auxiliar em questões de tecnologia, sendo que 33% favorecem Provedores de Serviços Gerenciados ou Provedores de Soluções em Nuvem, os quais eles esperam que recomendem de forma proativa soluções tecnológicas para acelerar as metas comerciais das empresas.
O fator Millenial
Os Millenials, aqueles nascidos entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século 20, concentram 41% do poder de tomada de decisões sobre tecnologia. Eles tendem a trabalhar para empresas que estão há menos tempo no mercado de trabalho e 13% dos Millenials têm alta probabilidade de enxergar a tecnologia como importante ou até essencial para o sucesso comercial.
Quase um terço dos Millenials se identificam como fãs de tecnologia na sua vida pessoal, sendo influenciados pelo seu comportamento como consumidores, inclusive pela sua forma de comprar e se relacionar com a tecnologia e por valorizarem as avaliações e resenhas de outros usuários na hora de tomar decisões.
Objetivos ambientais, sociais e de governança (ESG) não são apenas para as grandes empresas.
Dois terços das PMEs que participaram do estudo da Microsoft possuem alguma estrutura de avaliação e monitoramento de ESG em vigor.
Os empreendedores Millenials são os mais adeptos, sendo os mais propensos a ter um relatório anual dedicado ao progresso de seus objetivos de ESG. Em termos de áreas de foco, 37% citaram a redução de seu impacto ambiental, 30% queriam melhorar sua diversidade e inclusão, enquanto 30% estavam focados na criação de novos empregos. O estudo aponta para uma ligação entre o foco em ESG e o alcance dos objetivos comerciais – sendo estes dois traços os mais prevalecentes entre os negócios pioneiros na adoção da tecnologia.
99% das empresas do mundo estão ativamente buscando soluções para enfrentar os desafios atuais e gerar novas oportunidades. Esta comunidade tem impacto nas economias mundiais e na subsistência de bilhões de pessoas. Eles fazem isso não apenas para ser resistentes e sobreviver, mas para prosperar e trazer inovação para suas indústrias e valor para seus clientes.
A Picture tem ajudado diversas empresas na caminhada para transformação digital com projetos de Modern Work, nossa Metodologia de Adoção, tem por objetivo unir: Pessoas + Cultura + Processos e as ferramentas digitais do Microsoft 365, fale conosco e comece sua caminhada rumo à transformação digital.