As tentativas gerais de intrusão aumentam (+20%), à medida que os agentes de ameaças diversificam as táticas – aumento nos ataques em todo o mundo.
» O ransomware se intensifica ao longo do ano (+27% no 2S) com pico durante os meses de verão (+37%);
» Volume total de cryptojacking – aumenta +659% globalmente;
» Exploração de IoT (+15%) e ameaças criptografadas (+117%) também estão aumentando;
» SonicWall descobriu 293.989 variantes de malware ‘nunca antes vistas’ – 805 por dia.
A SonicWall lançou o Relatório Anual de Ameaças Cibernéticas de 2024, que expõe todos os tipos de comportamentos cibernéticos e tendências de adversários digitais para ajudar os parceiros a criar soluções baseadas em dados para manter os clientes seguros.
2023 provou ser um ano de ameaças digitais voláteis, adaptativas e criativas, à medida que os agentes das ameaças continuam a ser implacáveis nos seus ataques, deixando as organizações à procura de outra camada de defesa. As organizações estão recorrendo cada vez mais a provedores de serviços gerenciados (MSPs) para aliviar a pressão sobre os departamentos de TI.
Os serviços gerenciados surgiram como uma solução revolucionária, fornecendo às organizações uma camada humana adicional de defesa, abordando a fadiga de alertas e liberando recursos e tempo valiosos para funções comerciais essenciais.
“O Relatório de Ameaças SonicWall 2024 revela que o cenário de ameaças continua a crescer em complexidade e profundidade à medida que os agentes de ameaças adotam novas táticas e plataformas”, disse o presidente e CEO da SonicWall, Bob VanKirk. “Ficou claro que a segurança de rede convencional não é suficiente. Os profissionais de segurança precisam de assistência para lidar com o enorme volume de ataques cibernéticos e proteger desde o endpoint até a nuvem. Especialmente à medida que a nuvem se torna uma realidade indispensável para as empresas, o papel dos MSPs está mudando da manutenção técnica para elevar o nível da postura de segurança dos seus clientes.”
Vetor de ataque diversificado e evoluído
“Quando se trata de proteger seus ativos mais valiosos, as organizações devem permanecer alertas e implementar medidas proativas de segurança cibernética e focar nas ameaças que realmente importam”, disse o vice-presidente executivo de serviços gerenciados de segurança da SonicWall, Michael Crean. “As organizações atuais exigem uma abordagem integrada para proteção gerenciada contra ameaças de ponta a ponta, permitindo que os MSPs ajudem os clientes a navegar no cenário da segurança cibernética com confiança e resiliência – proporcionando-lhes uma vantagem competitiva distinta.”
Os cibercriminosos e os Estados-nação estão a adaptar as suas capacidades para obter acesso a infraestruturas críticas, tornando o cenário de ameaças ainda mais complexo e forçando as organizações a reconsiderar as suas necessidades de segurança. A segunda metade de 2023 viu uma enxurrada de atividades de ransomware (+27%) e uma variedade de outros ataques aumentaram globalmente anualmente, incluindo exploração de IoT (+15%), tentativas de intrusão (+20%) e ameaças criptografadas (+ 117%).
“Em uma era em que as ameaças cibernéticas são cada vez mais sofisticadas, os MSPs são a linha de frente de defesa protegendo seus clientes e ajudando-os a gastar mais tempo gerenciando as necessidades de seus negócios”, disse Alex Tsukanov, CTO da Compass MSP e parceiro de longa data da SonicWall. “Novas ameaças surgem todos os dias, e os MSPs usam insights sobre ameaças para construir um plano real com os recursos necessários para manter nossos clientes seguros, como o encontrado no relatório de ameaças da SonicWall.”
SMB – A onda continua
Embora o ransomware continue a ser uma ameaça, os pesquisadores de ameaças do SonicWall Capture Labs esperam um conjunto mais amplo de ações em 2024, visando especificamente pequenas e médias empresas, governos e empresas. Os sensores SonicWall identificam e previnem mais de 19.000 ameaças por dia.
O Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall de 2024 fornece informações sobre uma série de ameaças, incluindo:
Malware – O volume global total de malware aumentou 11% em 2023, com a América Latina e os EUA registrando os maiores saltos – (+30%) e (+15%), respectivamente. Surpreendentemente, a Europa registou uma diminuição (-2%), com o Reino Unido a registar o declínio mais acentuado, de -28%.
Ransomware – Os números gerais de ransomware tiveram um declínio anual de -36%, os meses de verão e a segunda metade do ano sugerem uma forte recuperação, já que aumentaram +37% durante os meses de verão em comparação com o mesmo período do ano passado.
Exploração de IoT – O volume global aumentou 15%, à medida que os dispositivos conectados continuam a se multiplicar rapidamente, os malfeitores estão visando pontos de entrada fracos como potenciais vetores de ataque às organizações.
Ameaças criptografadas – Outra abordagem mais discreta adotada por malfeitores no ano passado foram as ameaças criptografadas, que aumentaram (+117%) globalmente.
RTDMI patenteado descobriu mais de 294.000 variantes de malware “nunca antes vistas”
A tecnologia patenteada Real-Time Deep Memory Inspection™ (RTDMI™) da SonicWall identificou um total de 293.989 variantes de malware nunca antes vistas em 2023. O cenário de ameaças permanece complexo, com quase 800 cepas de novas variantes descobertas a cada dia.
Para saber mais sobre a SonicWall e obter o relatório completo de ameaças cibernéticas da SonicWall de 2024, visite www.sonicwall.com/threatreport.